sexta-feira, dezembro 14, 2007

Natal

Deliciada com o creme da bola de berlim, pensava eu o que ofercer à mãe de prenda de Natal. O frio cortava, mas o calor humano, Batalha-a-baixo era forte e misturava-se com as quentes e boas da esquina. Não me saiu da cabeça a imagem da solidão, sentado num banco com olhar e vida perdidos. Queria ter tido tempo e coragem para me sentar no banco e falar sobre o tempo, ou das pombas, que habitam a praça. Mas não o fiz, segui caminho.
Congelada e com cachecol a tapar o nariz, voltei do trabalho. Subia a rua apressada e na mente só tinha...fazer embrulhos na minha casa quentinha!
Chego à praça e estava ele, a solidão em pessoa, cabeça dentro do caixote verde, a comer como quem tem fome, o resto de um pão. Limpou a boca ao saco preto...tremi, quase parei, mas tive medo.
O Natal é o quê afinal?



O bacalhau é só dos peixes mais caros...
As compras nunca são sufiientes...
Fiquei sem vontade de embrulhar, mas rendi-me à animação da mãe e tentei só pensar na felicidade que é ter uma familia.

10 comentários:

  1. Pode ser que um dia eu perceba porquê que este tipo de desabafos são sempre os que recebem menos comentários. Será porque, mesmo sem querermos, nos tocam bem no coração e nos fazem ver como por vezes podíamos fazer alguma coisa pelos que nos rodeiam e simplesmente acelaramos o passo e fazemos de conta?!

    Subscrevo cada palavra que escreveste! :)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo penso que nesta época se pensa mais nos outros (desconhecidos) e se dá mais. Li o que escreveste e pensei nesses dois lados que o Natal parece ter.
    Mas, vim aqui por causa do jantar. Se quiseres posso enviar-te o meu número de telemóvel, se me enviares um mail para escritaredonda@gmail.com a dizer qual é o teu. E boas referências para identificar a nossa mesa podem ser a Luísa e o Alf por terem fotografias deles nos seus blogues. Até já :)

    ResponderEliminar
  3. pois é, eu e o alf somos uns vaidosos! no caçula a mesa está marcada para um grupo de 9 pessoas (que pode crescer na hora) e dei o meu nome (luísa azevedo).
    até logo

    ResponderEliminar
  4. desculpa o meu comentário... até parece mal!
    li a redonda e como aqui vinha falar do jantar, perdi-me.

    é verdade que nesta data somos mais sensíveis... é igualmente verdade que, infelizmente, muitos se aproveitam da época para chorar. acaba, como quase sempre, por pagar o justo pelo pecador.
    é bom ter uma família feliz... vamos pensar nessa felicidade (não que ache que devamos esquecer a infelicidade de muitas).
    beijo
    solidário

    ResponderEliminar
  5. oh morena, é bem mais facil virar a cara para o lado...
    Como eu faço na rua quase todos os dias, para não me dar aquela volta ao estômago, como deu quando o vi a usar o saco preto imundo como guardanapo :(

    ResponderEliminar
  6. É nestas alturs que mais nos dói a infelicidade dos outros..
    Eles estão sempre lá.. a seguir os nossos passos, à espera que demos conta de que eles precisam de ajuda..
    Mas, é impossivel ajuda-los a todos.. podemos é fazer da noite de natal deles mais feliz..

    e pensar o quão sortudos somos por termos familia, casa, consoada e prendas para abrir na noite de natal..

    ResponderEliminar
  7. natal pode sewr todos os dias...não vou comentar as amarguras dos dias cinzentos em nós...até pq acho que om pai natal é chines...
    Gostei de te conhecer no jantar, que esteve muito mas muito bem.
    beijo natalicio.

    ResponderEliminar
  8. então menina! esse tpc, não sai?
    sei que estamos em período de férias, que o namorado cantava no domingo, mas... já hoje é segunda.
    não gostou da janta?
    vamos lá... mãos à obra!
    beijo
    luísa

    adorei conhecer-te

    ResponderEliminar
  9. 3ºC no porto?
    bolas! bem me parecia que não era o meu termostato que estava avariado!
    vou tomar qq coisita quente...

    ResponderEliminar
  10. O problema é que as pessoas no Natal pensam mais nas prendas e no dinheiro que gastam do que propriamente no verdadeiro significado da quadra.

    Beijos

    ResponderEliminar