sexta-feira, outubro 13, 2006

sexta feira 13

"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Designa "o que é alheio à actualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.

O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.
Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, consequentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.
Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.


Além da justificativa cristã, existem outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

O argumento dos optimistas baseia-se no facto de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.
Sempre soube que ter nascido dia 4 foi muito boa escolha :)
Mas ter escolhido o dia de hoje para ir à médica, já não tenho tanta certeza :(
Melhor acreditar que sim, afinal, sempre que viajo, ou tenho lugar 13, ou a porta de embarque é 13, ou dia 13...o número tá sempre presente e nunca aconteceu nada.
Vamos lá ver como corre o dia :)
Se não voltar a escrever...já sabem...o azar chamou-me!

2 comentários:

  1. OKOKOK. Mas eu só estava a falar em preciosidade no sentido de não me chatear com o computador. Nunca me enrvei com ele... Ou melhor, está bem... já me enervei. Mas não com a frequência com que me enervo com Windows. No máximo enervei-me 5 vezes! AH! Eestás a ver a tecla de reset do teu computador? O meu não tem! E sabes porquê? Não precisa!!:P Só por ai já dá para ver!
    E se quiseres ver o GreenPeace a descascar a maçã é só ires aqui.

    ResponderEliminar
  2. Todavia, o erdadeiro motivo pelo qual nenhuma sexta-feira 13 passa sem ser notada tem a ver com este aspecto:

    "Sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Um dia fatal para os Templários, e lembrado superticiosamente ainda nos nossos dias como a azarenta “sexta-feira 13”. Ao fim da tarde, agentes do rei Felipe IV atacaram, num assalto fulminante, acusaram e prenderam Templários por toda a França. A data tinha sido escolhida pela coincidência da visita à França de vários líderes Templários, incluindo o próprio Grão-Mestre Jacques de Molay."

    Isto está (muito) mais bem explicado aqui.

    E também estive a ler o artigo de onde tiraste as informações. De qualquer forma sempre ouvi falar mais nesta versão do que na outra.
    BEIJO

    ResponderEliminar