segunda-feira, julho 30, 2012

Como escrever um curriculum de sonho

Eu podia falar da Ana Malhoa, e ter mais visitas no blog do que num ano inteiro.
...mas vou falar duma coisa que afecta directamente a minha caixa postal e por consequência a bateria do meu telemovel, mas muito mais grave do que isso, a minha paciência!
Vou tornar público o meu problema profissional do momento.
Preciso muito da ajuda duma pessoa especializada numa profissão que muitas vezes é banalizada, porque muita gente a exerce sem ter as devidas qualificações, a de Guia intérprete.
Nesse sentido, depois de procurar todas as que conheço e não estarem disponiveis para um trabalho daqui a 3 meses, isto porque no Porto só há umas 10 guias em Alemão com qualificações para tal. (Fica já a ideia para quem quer um curso com saída).
Lembrei-me de anunciar essa necessidade num site de oferta de empregos. Pedia uma Guia intérprete oficial e fluente em Alemão.
Até lá, pensava eu que tinha tido uma brilhante ideia. As respostas com cv's não tardaram, vieram de toda a parte, em todas as línguas e acreditem que eram/são muitas!!
Pareceu-me tudo muito bem, achei que tinha descoberto uma fonte de guias, até...lêr os ditos cv's! Há para todos os gostos, muitos, têm em comum a sua estadia na Suiça, podia até ser um bom começo falar Alemão fluentemente, o pior é que na sua maioria, tiveram profissões, que nada têm a ver com turismo e pior...um pormenor interessante, uns quantos nunca viveram no Porto. Como podiam explicar uma cidade tão rica em história e cultura aos turistas?
Depois há o conjunto dos meus preferidos, falam inglês, castelhano, italiano e  estão à nossa total disposição. Só me passa pela cabeça responder que era Alemão que eu precisava. Inglês há meio mundo que fale minha gente!! A-L-E-M-Ã-O!

Há também quem demonstre a sua personalidade no cv, e mesmo que fosse Guia, ia ser dificil trabalhar com alguém que me escreve na carta de apresentação que "tenho uma cultura assima da média", ou passo a citar este cv: "Interesses: Ler (gosto ecléctico), escrever (Menção Honrosa num concurso de poesia), ouvir música, viajar e uma simpatia particular por gatos.", outros apresentam uma vasta experiência em contabilidade, restauração ou até construção civil.
Há depois, os que só anexam o cv, como se fosse um tiro disparado para todos os lados, sem assunto, sem conteúdo, NADA, só um anexo.

Estas e outras, misturadas com muitos erros ortográficos e layouts fofinhos, com direito a rendinhas em forma de moldura do Cv, fazem-me concluir, que as guias turisticas estão muito bem na vida e que podem dar-se ao luxo de escolher os trabalhos, os valores que pedem, e que claramente, não sofrem nada com a crise!
Ao contrário de todos os candidatos, com ou sem qualificações, são pessoas que de certeza têm uma razão para responderem a um anuncio, que nada tem a ver com as suas competências.
O desemprego está mesmo aí e claro que acho bem que lutem por um lugar, mas por favor, se quiserem mesmo, têm que fazer por isso, ou pelo menos, muitos, têm mesmo que se apresentar de outra forma. Onde é que foram buscar estas ideias de cv's? Alguém os ajude p.f!!

Até ao fecho deste post (já lá vai mais de uma semana do dito anúncio), tive mais de 50 respostas e NINGUÈM tinha o diploma de Guia intérprete que em tempos, só se conquistava em 5 anos de curso!

4 comentários:

  1. Talvez perguntar na Faculdade de Letras na Univesidade do Porto...A minha irmã é professora de inglês e alemão mas parte das suas colegas seguiram a vertente de tradução/intérprete.

    ResponderEliminar
  2. obrigada redonda, mas tem mesmo que ser Guia. A lei assim o exige! :(

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida um artigo interessante, numa altura em que a taxa de desemprego aumenta, sem duvida que acontecem umas coisitas caricatas, mas como as pessoas tem estas atitudes muitas vezes as empresas que contratam também não tem a atitude certa, envio frequentemente cv´s para empresas e por vezes nem um simples "Já estamos servidos, obrigado" ou "Não preenche os nossos requisitos" recebo.

    Cumps ;)

    ResponderEliminar
  4. Compreendo perfeitamente, mas a empresa assim o fará, só que obviamente com a informação que TODOS não correspondiam ao pedido! E por isso, foi uma perda de tempo para todos, incluindo para mim!!
    E numa altura como esta (como diz), interessa focar as atenções! Aposto que metade não leu o pedido, e outra metade não sabe o que é ser Guia em Portugal!
    É um desespero para mim, ver tantas pessoas com qualidades, mas que não podem, infelizmente exercer a função porque não se formaram para isso.

    ResponderEliminar